A foto acima permite refletir sobre como os diferentes usos do transporte impactam na mobilidade urbana e como o espaço urbano se modifica de acordo com as escolhas da população.
60 pessoas ocupam, um ônibus, 60 bicicletas, 60 carros, mas o impacto na utilização do espaço, saúde pública e no meio ambiente são drasticamente diferentes.
Por isso, a idéia de se construir mais ruas, avenidas e pontes para diminuir o trânsito é uma estratégia equivocada.
Quanto mais se pavimenta a cidade, mais se incentiva o uso do carro, além de que este tipo de iniciativa acaba com praças e áreas verdes da cidade.
Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, são 11 Milhões de habitantes com 7 milhões de veículos, por mês 16 mil novos veículos são licenciados.
Se todos os carros da cidade resolvessem sair de casa ao mesmo tempo, teríamos uma fila de cerca de 20.000 Km. Mas São Paulo tem “apenas” 17.000 Km de vias.
Por isso, quanto mais ciclovias e transporte público de qualidade, mais gente abandona o carro.