Como andar de bicicleta no trânsito

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Nesta publicação apresentamos algumas dicas valiosas para se tornar um ciclista mais seguro e inteligente para andar de bicicleta no trânsito.

Compartilhar as ruas e estradas com carros, motos e caminhões é um fato inevitável na vida de qualquer ciclista.

Por mais que possa parecer difícil e até impossível para muitos pedalar no trânsito das grandes cidades, cada vez mais ciclistas têm utilizado a bicicleta não apenas para lazer ou  esporte e lazer, mas como meio de transporte para, por exemplo, ir trabalhar, estudar e se deslocar.

De 2007 a 2017, conforme pesquisa do Metrô de São Paulo, o uso das bicicletas aumentou 24%, passando de 304 para 377 mil viagens/dia. 

Outro fator que tem feito aumentar o número de ciclistas urbanos são a construção de ciclovias e a quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta para tirar seu sustento como os entregadores de bike.

Todo este cenário faz com que ciclistas e motoristas tenham que aprender a conviver no trânsito, passando por uma fase de reeducação e conscientização sobre a utilização democrática do espaço das vias da cidade.

Como andar de bicicleta no trânsito
Como andar de bicicleta no trânsito

O que diz a Lei sobre pedalar nas ruas e trânsito

Legalmente, o Código de Trânsito Brasileiro garante direitos e deveres a motoristas,ciclistas e pedestres.

Por exemplo:

Em uma bicicleta vai uma vida, respeite. 1,5 Metros de distância

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997, Diário Oficial da União de 25/09/1997) estabelece as seguintes regras:

Obrigação do Motorista

O Art. 201 estabelece que o motorista é obrigado a respeitar a distância de 1,50m ao passar ou ultrapassar bicicleta, sob pena de multa, considerada infração média.

Direitos do Pedestre 

Os Pedestres possuem prioridade sobre ciclistas e os ciclistas têm prioridade sobre outros tipos veículos.
Ciclista, Respeite

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

§ 2º Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.



Direitos e deveres do ciclista 

O Código Brasileiro de Trânsito é claro:
Bicicletas devem circular na via, no mesmo sentido dos carros e com preferência sobre eles.

Ou seja, não devemos pedalar na contramão

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

A rua é de todos e por isso, os deveres e direitos também são de todos, mesmo que os ciclistas sejam vistos como cidadãos de segunda classe na trânsito.

Espera-se que os ciclistas sigam as leis de trânsito, assim como os motoristas e pedestres para uma convivência saudável e segura de todos . 

Regras básicas de segurança no trânsito para ciclistas



Fundamentos de segurança para ciclistas

  • Use capacete !
    Não é por acaso que este é o primeiro item da lista.
    O capacete é sua última defesa quando todas as estratégias para evitar um acidente falharem. 
  • Use roupas brilhantes e altamente visíveis, de preferência com fitas ou faixas refletivas.
  • Obedeça as regras de trânsito. Pare nos sinais de trânsito e luzes.
  • Ande com o fluxo e sentido do tráfego, não pedale na contramão.
  • Pedale com atenção e controle em todos os momentos.
    Ande em uma velocidade segura que permita reagir rapidamente a circunstâncias inesperadas.
  • Dê a prioridade para pedestres e outros veículos de menor porte.
  • Nunca ande em condições de pouca luz ou pouca luz sem luzes e refletores dianteiros e traseiros da bicicleta.
  • Use luvas, se possível, elas proporcionam maior conforto na pilotagem e no caso de uma queda, as mãos costumam ser o primeiro ponto de contato com o solo. 
  • Use óculos, se possível, ele evita que cisco ou poeira caiam nos olhos do ciclista, evitando assim acidentes ou ferimentos.

Técnicas de pilotagem ao pedalar no trânsito

  • Mantenha uma distância segura entre você e outros ciclistas e veículos.
    O que se classifica como distância segura?
    Espaço suficiente para permitir que você reaja a algo inesperado.
    Em geral, em relação a outra bicicleta, se considera o comprimento de uma bicicleta (ou mais) a cada 8 Km/h de velocidade que você estiver pedalando.
    Mantenha pelo menos 1,5 metros de distância entre você e um veículo.
  • Não pedale muito perto do meio-fio da rua ou avenida. Existe risco de colisões e quedas.
    Mantenha uma distância confortável da borda do pavimento.
  • Não ande nas calçadas, a menos que não exista outra opção segura e deve estar desmontado da bike.
    Os motoristas nos cruzamentos ou quando saem ou entram nas calçadas geralmente não veem ciclistas que se movem rapidamente nas calçadas.
  • Da mesma forma, observe carros saindo de becos e garagens.
    Eles podem não ver você.
  • Não ultrapasse outros ciclistas pela direita.
  • Quando necessário, faça barulho – use uma buzina, um sino, apito ou apenas grite.
  • Em trânsito lento ou congestionamento, é mais seguro andar no meio de uma faixa de tráfego, assim todos podem ver você e os carros não irão se espremer em torno de você ou lhe fechar.
  • Em ruas movimentadas, não costure, ziguezagueando em torno de carros estacionados ou outros obstáculos.
    Mantenha um curso reto e fique atento a abertura de portas dos carros.
  • Esteja preparado para frear a todo momento.
    Mantenha as mãos sobre ou perto das alavancas de freio para que você possa parar rapidamente.
  • Pedale mais forte ou rapidamente quando atravessar cruzamentos.
  • Se 5 ou mais carros estiverem atrás de você, pare e deixe-os passar.
  • Seja previsível.
  • Não pedale escutando música em fone de ouvido ou com qualquer coisa que diminua a percepção do trânsito, o tráfego deve ser deve ser visto e ouvido.



Pedalando no Trânsito : Atenção nas ruas

  • Esteja atento às mudanças em seu entorno em todos os momentos.
  • Comunique suas intenções para os motoristas e outros ciclistas, sempre quando possível.
    Use sinais manuais sempre que você virar ou parar, mas assuma que esses sinais podem não ser compreendidos por todos os motoristas. 
  • Faça contato visual amigável com os motoristas. Isso ajuda a garantir que suas intenções sejam compreendidas pelos motoristas.
  • Os caminhões, vans, picapes e carros possuem ponto cego. Evite andar no ponto cego destes veículos.
  • Fique atento para fatores que podem adicionar (ou causar) problemas entre ciclistas e automóveis, como luz solar intensa, fadiga, escuridão e curvas acentuadas nas ruas.
  • Evite ações que possam causar acidentes entre bicicletas, como pedalar muito próximo a outro ciclista, comunicação deficiente ou lapsos de concentração.
  • Seja especialmente cuidadoso nos cruzamentos. Muitos acidentes de ciclismo ocorrem nestes locais.
  • Ande com confiança quando estiver no trânsito.
    Ciclistas tímidos e inseguros deixam os motoristas nervosos.
    Ciclistas ou grupos de ciclistas que pedalam de maneira respeitosa e confiante têm maiores chances de ganhar espaço e respeito em troca.

Pedalar em vias de tráfego rápido

Andar de bicicleta em vias de alta velocidade requer muita atenção e cuidado intenso.
Evite pedalar em grandes avenidas se puder, prefira rotas alternativas, mas se for necessário, siga estas recomendações.

  • Fique o mais longe que puder da via, usando o acostamento sempre que possível.
  • Mantenha atenção frequentemente ao fluxo atrás de você e ouça os carros que se aproximam.
    Para tornar isso mais fácil, use um espelho retrovisor montado em capacete ou óculos.
  • Fique preparado para a ultrapassagens de veículos (especialmente caminhões grandes ou outros veículos largos) segurando firmemente o guidão, abaixando o corpo para diminuir a resistência do vento e movendo-se o mais para a direita possível.
  • Tenha em mente que o vento dos veículos que passam tendem a “puxar” os ciclistas para frente e em direção ao veículo que passa.

Lembrete: Só porque você está de bicicleta, não significa que você não deva respeitar as leis de trânsito. A bicicleta é um veículo também e, portanto deve respeitar as regras de circulação. Siga as regras!

Para mais dicas de segurança recomendamos a leitura da Cartilha do Ciclista

Materiais e leituras que recomendamos para você:



Obrigado por sua leitura

Esperamos que esta publicação tenha lhe ajudado a pedalar no trânsito com mais segurança.

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Renato Sanches

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