Primeiros socorros, saiba o que fazer em caso de emergência.
Quem nunca teve uma queda ou acidente com a bicicleta?
O ciclista e a bicicleta desafiam a gravidade o tempo todo e para manter o equilíbrio é preciso estar em movimento.
Ciclistas em aprendizado, e até mesmo os mais experientes, não estão livres de quedas e acidentes.
Um pequeno descuido, derrapada no chão molhado ou de terra, buracos, choque com veículo, mordida de animal etc. podem ser perigosos.
Eu mesmo já me choquei com um veículo e só tive pequenas luxações. Outra vez, numa pequena queda, com a bicicleta quase parada, quebrei a perna.
Ninguém está livre de acidentes e percalços.
Por isso, é importante ter noções básicas de primeiros socorros, estes conhecimentos podem ajudar a salvar vidas.
Primeiros socorros são procedimentos de emergência que devem ser aplicados a vítimas de acidentes, de mal súbito ou risco de vida, com o intuito de manter sinais vitais, para evitar o agravamento do quadro até a chegada do socorro especializado.
De acordo com o artigo 135, do Código Penal Brasileiro, devemos prestar socorro às vítimas de acidentes ou males súbitos, sob pena omissão de socorro.
Mais que uma obrigação, prestar primeiros socorros é uma questão de cidadania, mesmo porque todos estamos sujeitos a acidentes e imprevistos.
Procedimentos em caso de acidente:
- Mantenha a calma: Seja qual for a situação ou gravidade, o fundamental é sempre manter a calma. Não faça nada por impulso. Conforte a vítima e evite movimentá-la.
-
Sinalize e garanta a segurança do local do acidente: É muito comum pessoas pararem e provocarem outro acidente.
Caso necessário, abrigue o local do sol ou chuva e de espaço para o acidentado respirar. - Verifique os sinais vitais: Cheque a respiração e o pulsação da vítima.
- Faça perguntas: Verifique se a pessoa está consciente. Se sente dor e em que local. Nome, endereço, idade e telefone são informações importantíssimas e demonstram o grau de consciência da vitima.
-
Ligue para o serviço de emergência: Use o celular, pare algum veículo ou procure um telefone público, mas nunca abandone o acidentado.
Telefones de emergência
Bombeiros: 193
SAMU: 192
Polícia Militar: 190 - Se necessário, realize os procedimentos de primeiros socorros: tenha consciência de que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de atendimento médico.
Abaixo disponibilizamos o vídeo do bombeiro voluntário Caetano, na inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, com dicas e procedimentos de primeiros socorros.
Equipamento de segurança
É fundamental sempre pedalar com equipamento de segurança: capacete, luvas e óculos.
O capacete reduz em até 85% as lesões da cabeça e em aproximadamente 65% os traumas no rosto e no nariz, desde que utilizado corretamente.
As luvas reduzem bastante as lesões superficiais das mãos, pois normalmente, são elas nosso primeiro ponto de contato com o solo.
O uso de óculos protege contra poeira, pedriscos, insetos, vento excessivo, vegetação e raios solares nocivos.
Se você gostou destas dicas, compartilhe com seus amigos ou nos acompanhe pelas redes sociais.
Não gostou, encontrou algum erro ou conhece outras dicas, deixe seu comentário.
Veja outras dicas para pedalar com segurança.
Obrigado e bom pedal.