Ciclovia da Avenida Paulista será inaugurada domingo.
Como já havíamos informado aqui no Núcleo Bike, a ciclovia da Paulista será inaugurada neste domingo 28/06.
A luta por ciclovias é uma antiga reivindicação dos ciclistas (muito mais de 10 anos) e que vem sendo conquistada após muita persistência, acidentes, vítimas e disputas judiciais.
A Paulista já foi objeto de diversos acidentes com bicicletas, inclusive casos fatais, como Márcia Prado (2009), Juliana Dias (2012) e Marlon Moreira (2014). Histórias tristes que poderiam ter sido evitadas se o projeto da ciclovia tivesse se tornado realidade há mais tempo.
Felizmente, a ciclovia da Paulista virou realidade, e se interligará com outras ciclovias, permitindo que muito mais pessoas utilizem a bicicleta com segurança em seus deslocamentos.
Atualmente, mais de 500 mil pessoas já utilizam a bicicleta para estudar, trabalhar ou até para lazer, o que demonstra a demanda por este tipo de via na cidade.
Interdição da Avenida Paulista
Neste Domingo, a Paulista ficará interditada para o trânsito de automóveis e ônibus durante a inauguração da ciclovia e aberta aos pedestres e ciclistas.
A CET adotará a medida por questões de segurança devido à expectativa de um grande público.
Das 10h às 17h, o acesso de carros e ônibus será restrito na região.
Nos eventos do Facebook para divulgar a inauguração, mais de 13 mil pessoas confirmam presença.
Este bloqueio servirá como base para um estudo que a prefeitura está realizando com o qual se cogita a possibilidade de interditar a Avenida Paulista para carros e ônibus aos domingos, deixando a circulação aberta às pessoas e aos ciclistas.
A medida, segundo a Prefeitura, segue o modelo implementado em outros lugares no mundo. No entanto, ainda não há decisão sobre o fechamento da Avenida Paulista aos fins de semana.
A Festa
Você esta convidado e não precisa ser ciclista para participar.
Além dos ciclistas, pessoas em cadeiras de rodas, patinadores e skatistas (com e sem deficiência) também estão liberadas pela prefeitura para transitar nas ciclovias.
O compartilhamento das ciclovias com as pessoas que se locomovem em cadeiras de rodas oferece uma opção segura de mobilidade urbana e amplia a inclusão de milhares de cidadãos.
Por isso, todo cidadão que entende a necessidade de mais opções de locomoção e de uma cidade mais humana e menos poluída, também esta convidado.
Estão previstos diversos bondes e grupos de ciclistas indo para a Paulista, confirme sua presença nas páginas dos eventos no Facebook e chame seus amigos e familiares.
Evento de inauguração da ciclovia da Avenida Paulista no Facebook
Zona Sul
-
Bike Zona Sul
Local: Parque Linear da Barragem ( Avenida Atlântica -próximo ao 102º DP – Capela do Socorro), às 7 h.
Zona Oeste
-
Bike Zona Oeste
Local: Estação Butantã do Metrô, às 8 h.
Zona Leste
-
Bike Zona Leste
Local: Bicicletário do Metrô Corinthians-Itaquera, às 7 h 30 min..
Zona Norte
-
CicloviaNaPeriferia – Zona Norte
Local: Largo do Japonês, concentração às 8 h, saída às 9 h.
Veja qual grupo é o mais próximo da sua casa e participe!
Vale lembrar que no Domingo é permitido embarcar com a bicicleta no Metrô e trens da CPTM.
Vale lembrar que no Domingo é permitido embarcar com a bicicleta no Metrô e trens da CPTM.
Compartilhe estes eventos com seus amigos e vamos fazer uma grande festa com muita paz e alegria.
É o momento de celebrar o uso compartilhado das ciclovias e promover a ocupação dos espaços da cidade.
A participação de todos servirá para conscientizar ainda mais a população sobre a importância de pedalar com a segurança que a ciclovia proporciona e será uma oportunidade de demonstrar que a relação entre as pessoas pode ser mais harmônica, saudável e humanizada.
A ciclovia da Paulista é um marco, resultado da resistência de uma parcela significativa da sociedade para o bem comum, uma construção coletiva e um movimento sem liderança, que não se articula a nenhum partido político, grupo, site ou empresa…
É uma conquista da cidade e da mobilidade urbana de São Paulo que inspira todo país.
É uma conquista da cidade e da mobilidade urbana de São Paulo que inspira todo país.
Um grande abraço a todos e nos veremos por lá.