{"id":1181,"date":"2019-08-20T16:34:32","date_gmt":"2019-08-20T19:34:32","guid":{"rendered":"https:\/\/www.nucleobike.com.br\/?p=1181"},"modified":"2021-01-12T16:15:16","modified_gmt":"2021-01-12T19:15:16","slug":"como-andar-de-bicicleta-no-transito","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/cmsnucleobikecombr\/dicas\/como-andar-de-bicicleta-no-transito\/","title":{"rendered":"Como andar de bicicleta no tr\u00e2nsito"},"content":{"rendered":"\n

Nesta publica\u00e7\u00e3o apresentamos algumas dicas valiosas para se tornar um ciclista mais seguro e inteligente para andar de bicicleta no tr\u00e2nsito. <\/p>\n\n\n\n

Compartilhar as ruas e estradas com carros, motos e caminh\u00f5es \u00e9 um fato inevit\u00e1vel na vida de qualquer ciclista. <\/p>\n\n\n\n

Por mais que possa parecer dif\u00edcil e at\u00e9 imposs\u00edvel para muitos pedalar no tr\u00e2nsito das grandes cidades, cada vez mais ciclistas t\u00eam utilizado a bicicleta n\u00e3o apenas para lazer ou  esporte e lazer, mas como meio de transporte para, por exemplo, ir trabalhar, estudar e se deslocar. <\/p>\n\n\n\n

De 2007 a 2017, conforme pesquisa do Metr\u00f4 de S\u00e3o Paulo<\/a>, o uso das bicicletas aumentou 24%, passando de 304 para 377 mil viagens\/dia. <\/p>\n\n\n\n

Outro fator que tem feito aumentar o n\u00famero de ciclistas urbanos s\u00e3o a constru\u00e7\u00e3o de ciclovias e a quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta para tirar seu sustento como os entregadores de bike.<\/p>\n\n\n\n

Todo este cen\u00e1rio faz com que ciclistas e motoristas tenham que aprender a conviver no tr\u00e2nsito, passando por uma fase de reeduca\u00e7\u00e3o e conscientiza\u00e7\u00e3o sobre a utiliza\u00e7\u00e3o democr\u00e1tica do espa\u00e7o das vias da cidade.<\/p>\n\n\n\n

\"Como
Como andar de bicicleta no tr\u00e2nsito<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

O que diz a Lei sobre pedalar nas ruas e tr\u00e2nsito <\/h2>\n\n\n\n

Legalmente, o C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro garante direitos e deveres a motoristas,ciclistas e pedestres.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo: <\/p>\n\n\n\n

Em uma bicicleta vai uma vida, respeite. 1,5 Metros de dist\u00e2ncia<\/a><\/p>\n\n\n\n

O C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro (Lei 9.503\/1997, Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o de 25\/09\/1997) estabelece as seguintes regras:<\/p>\n\n\n\n

Obriga\u00e7\u00e3o do Motorista<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Art. 201 estabelece que o motorista \u00e9 obrigado a respeitar a dist\u00e2ncia de 1,50m ao passar ou ultrapassar bicicleta, sob pena de multa, considerada infra\u00e7\u00e3o m\u00e9dia.<\/p>\n\n\n\n

Direitos do Pedestre <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os Pedestres possuem prioridade sobre ciclistas e os ciclistas t\u00eam prioridade sobre outros tipos ve\u00edculos.
Ciclista, Respeite<\/a>
<\/p>\n\n\n\n

Art. 29. O tr\u00e2nsito de ve\u00edculos nas vias terrestres abertas \u00e0 circula\u00e7\u00e3o obedecer\u00e1 \u00e0s seguintes normas:<\/p>\n\n\n\n

(\u2026)<\/p>\n\n\n\n

\u00a7 2\u00ba Respeitadas as normas de circula\u00e7\u00e3o e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os ve\u00edculos de maior porte ser\u00e3o sempre respons\u00e1veis pela seguran\u00e7a dos menores, os motorizados pelos n\u00e3o motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.<\/p>\n\n\n