{"id":862,"date":"2016-05-21T15:30:27","date_gmt":"2016-05-21T18:30:27","guid":{"rendered":"http:\/\/www.nucleobike.com.br\/?p=862"},"modified":"2021-01-12T16:15:28","modified_gmt":"2021-01-12T19:15:28","slug":"dicas-sobre-pneus-de-bicicleta","status":"publish","type":"post","link":"http:\/\/localhost\/cmsnucleobikecombr\/dicas\/dicas-sobre-pneus-de-bicicleta\/","title":{"rendered":"Dicas sobre pneus de bicicleta"},"content":{"rendered":"

Pneus de\u00a0bicicleta : Dicas, truques e informa\u00e7\u00f5es<\/h2>\n

Os Pneus de bicicleta s\u00e3o fundamentais para o rendimento de qualquer ciclista, eles s\u00e3o o ponto de contato de qualquer bicicleta com o solo e um importante item de seguran\u00e7a e desempenho.<\/p>\n

Para que o bom desempenho ocorra\u00a0\u00e9 fundamental ter conhecimento dos tipos de pneus existentes para que saber qual pneu \u00e9 o mais adequado ao percurso, uso ou tipo de trilha a ser enfrentada.<\/p>\n

No mercado existe uma grande variedade de modelos, tamanhos, cores, marcas, materiais, etc…
\nPor este motivo, saber qual a finalidade de uso adequado de cada pneu, faz toda diferen\u00e7a na performance do ciclista.<\/p>\n

\u00c9 com base na modalidade a ser praticada ou tipo de terreno a ser enfrentado que se deve fazer a escolha ideal do pneu.<\/p>\n

Sabendo disso, mostraremos as informa\u00e7\u00f5es mais relevantes sobre os pneus com objetivo de instruir os ciclistas a efetuar a melhor escolha e consequentemente ter um aproveitamento e efici\u00eancia maior durante as pedaladas.<\/p>\n

Com isso, voc\u00ea investir\u00e1 seu dinheiro de forma inteligente e utilizar\u00e1 o pneu mais adequado a cada ocasi\u00e3o, garantindo performance e seguran\u00e7a durante o pedal.<\/p>\n

Di\u00e2metro <\/span><\/h3>\n

\u00c9 fundamental que o ciclista tenha conhecimento do di\u00e2metro de roda\/pneu correto de sua bike.<\/p>\n

Comprar pneu de um di\u00e2metro errado certamente n\u00e3o servir\u00e1 e n\u00e3o ter\u00e1 utilidade para a bicicleta.<\/p>\n

Para que se tenha certeza do di\u00e2metro, \u00e9 preciso que o ciclista se certifique do tamanho exato do pneu.<\/p>\n

Isso pode ser feito, analisando a lateral do pneu atual, onde se encontra gravado uma jun\u00e7\u00e3o de n\u00fameros, normalmente dois ou tr\u00eas relacionado ao tamanho do pneu.<\/p>\n

\"Descobrindo<\/a>
Descobrindo a dimens\u00e3o e largura do pneu de bicicleta<\/figcaption><\/figure>\n

 <\/p>\n

A primeira sequencia de n\u00famero se refere \u00e0 dimens\u00e3o e a segunda, a largura. <\/span>
\n<\/span>Pode haver tamb\u00e9m outras numera\u00e7\u00f5es, como 700C, que se diz a qual uso tem-se o pneu, que s\u00e3o designados aos ciclistas que praticam Speed.<\/span><\/p>\n

\"Outra<\/a>
Outra forma de descobrir a dimens\u00e3o e largura do pneu da Bike<\/figcaption><\/figure>\n

Aros 26\u201d, 27,5\u201d e 29\u201d s\u00e3o encontrados em bikes da modalidade MTB (Mountain Bike) e tamb\u00e9m Urbanas s\u00e3o mais comuns de serem adotadas por grande parte dos ciclistas.<\/span><\/p>\n

Aros 20 e 24 s\u00e3o utilizadas em bicicletas do tipo BMX, mas tamb\u00e9m existem bicicletas aro 20 dobr\u00e1veis e infanto juvenis.
\n<\/span>
\n<\/span>Resumindo, \u00e9 fundamental que o ciclista j\u00e1 saiba o tamanho de roda ideal para sua bicicleta, pois \u00e9 esta informa\u00e7\u00e3o que ir\u00e1 orientar a compra de um pneu novo.<\/span><\/p>\n

Largura<\/span><\/h3>\n

A largura pode variar entre um mesmo modelo de bike, este item fica a crit\u00e9rio do ciclista fazer a escolha da largura do pneu.<\/span><\/p>\n

A largura do pneu de uma bicicleta vai depender do uso e da necessidade que o ciclista possui durante suas atividades. <\/span><\/p>\n

\u00c9 importante que o ciclista fa\u00e7a decis\u00e3o certa quanto a largura do pneu, j\u00e1 que est\u00e1 relacionado a diversos fatores, como a ader\u00eancia e firmeza do pneu com o solo, maciez, entre outros. <\/span><\/p>\n

Dependendo da modalidade \/ uso, pode ser que ele tenha necessidade de adquirir um pneu mais fino ou mais largo.<\/span><\/p>\n

Os pneus mais largos garantem uma tra\u00e7\u00e3o e melhor ader\u00eancia ao solo \u00e9 a op\u00e7\u00e3o ideal para as curvas. <\/span>
\n<\/span>Al\u00e9m disso, pneus mais largos promovem seguran\u00e7a, conforto e execu\u00e7\u00e3o melhor em situa\u00e7\u00f5es de irregularidade do solo, como por exemplo, em condi\u00e7\u00f5es de chuva, etc. <\/span>
\n<\/span>J\u00e1 os pneus de bike mais finos oferecem leveza e desempenho no exerc\u00edcio das atividades, fornecendo ao ciclista velocidades mais altas. <\/span>
\n<\/span>Mas a desvantagem dos pneus finos, \u00e9 que s\u00e3o mais propensos a cortes, furos e outros danos e possuem menor ader\u00eancia. <\/span><\/p>\n\n\n\n\n\n\n
Uso recomendado<\/strong><\/td>\nLargura<\/strong><\/td>\n<\/tr>\n
Asfalto<\/strong><\/td>\nde 1.0 a 1.6<\/td>\n<\/tr>\n
Cross-country \/ MTB<\/strong><\/td>\nde 1.7 a 2.0<\/td>\n<\/tr>\n
Downhill<\/strong><\/td>\nAcima de 2.1<\/td>\n<\/tr>\n<\/tbody>\n<\/table>\n

Bandas de rodagem e sua fun\u00e7\u00e3o<\/span><\/h3>\n

A banda de rodagem de um pneu de bicicleta \u00e9 a regi\u00e3o que fica em contato com o solo, podem possuir sulcos ou desenhos que se encontram na superf\u00edcie do pneu e, ao contrario que muitos pensam, est\u00e1 longe de ser apenas um enfeite ou design do pneu, eles possuem objetivos e fun\u00e7\u00f5es especificas.<\/p>\n

Os pneus de uma bike podem ser lisos ou possuir cravos de diversos formatos, tamanhos e espa\u00e7amentos variados.<\/p>\n

Tamb\u00e9m podem possuir frisos para escoamento de \u00e1gua.<\/p>\n

Ou seja, cada pneu tem sua funcionalidade e tecnologia.<\/p>\n

O objetivo da banda de rodagem de um pneu de bicicleta \u00e9 garantir tra\u00e7\u00e3o, evitar derrapagens em curvas e proporcionar melhor desempenho para ao tipo de solo do qual foi projetado.<\/p>\n

Por isso, a escolha da banda de rodagem correta \u00e9 assunto important\u00edssimo na performance e seguran\u00e7a do ciclista.<\/p>\n

Tipos de pneus<\/span><\/h4>\n

Existe um tipo de pneu para cada tipo de utiliza\u00e7\u00e3o ou aplica\u00e7\u00e3o. Seja para asfalto, trilhas com obst\u00e1culos, trilhas de terra batida, seca, molhada com barro ou downhill.<\/p>\n

A seguir, vamos falar sobre estes tipos de pneus para bike<\/p>\n

Slick <\/span><\/h5>\n

Os pneus de bicicleta slick s\u00e3o mais lisos e se adequam e possuem melhor desempenho no asfalto.<\/p>\n

S\u00e3o ideais para ciclistas que pedalam nas cidades e ciclovias de asfalto.<\/p>\n

Os pneus slick oferecem velocidades mais altas por possu\u00edrem poucos relevos e desenhos na superf\u00edcie do pneu.<\/p>\n

Mas por outro lado, estes pneus por serem lisos oferecem menor ader\u00eancia, \u00e9 comum que tenham alguns sulcos na superf\u00edcie do pneu, que auxiliam na vaz\u00e3o de \u00e1gua, evitando assim escorregamentos quando em condi\u00e7\u00f5es de chuva.<\/p>\n

\"Pneu<\/a>
Pneu CST 26\u00d71,50 Mtb Slick Wind C917 – Dispon\u00edvel na Loja Virtual N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n
Semi Slick<\/span><\/h5>\n

Este tipo de pneu \u00e9 indicado tanto para asfalto quanto trilhas de terra seca batida, por isso, servem tanto para utiliza\u00e7\u00e3o na cidade quanto terra ou areia seca.<\/p>\n

Este modelo de pneu cont\u00e9m cravos muito baixos ou desenhos que oferecem ader\u00eancia e melhor contato com os tipos de solos ao qual s\u00e3o indicados.<\/p>\n

Muitos pneus deste tipo podem ser largos e grossos visando oferecer melhor desempenho em situa\u00e7\u00f5es de chuva, fazendo com que o ciclista tenha melhor controle da bike nessas condi\u00e7\u00f5es, pois o piso molhado diminui a ader\u00eancia.<\/p>\n

Pneus mais largos proporcionam maior firmeza contra as irregularidades do solo, diminuindo a probabilidade que o ciclista escorregue ou caia diante de alguma instabilidade.<\/p>\n

\"Pneu<\/a>
Pneu CST 700X38C Semi Slick C1096 – Dispon\u00edvel na Loja Virtual N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n
Cross-country ou XC<\/span><\/h5>\n

S\u00e3o pneus indicados para trilhas com obst\u00e1culos praticado com longos percursos, e em terrenos acidentados, com montanhas, trilhas e rochas, dando uma dificuldade extra aos praticantes.<\/p>\n

Este tipo de pneu possui cravos mais altos e pr\u00f3ximos indicados para maior ader\u00eancia contra algumas irregularidades do solo.<\/p>\n

\"Pneu<\/a>
Pneu CST Caballero 29X2.25 EPS Kevlar – Dispon\u00edvel na Loja Virtual N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n
Mud<\/span><\/h5>\n

Este tipo de pneu \u00e9 indicado para trilhas molhadas com barro.<\/p>\n

Estes pneus possuem cravos altos mais espa\u00e7ados entre si e s\u00e3o pr\u00f3prios para terrenos lamacentos.<\/p>\n

O espa\u00e7amento entre os cravos \u00e9 uma caracter\u00edstica importante, pois quanto maior a dist\u00e2ncia entre eles, menos lama vai se acumular.<\/p>\n

\"Pneu<\/a>
Pneu Geax Vittoria Gato Mud Kevlar 26X1.7 Preto – Dispon\u00edvel na Loja Virtual N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n
Downhill <\/span><\/h5>\n

Os pneus indicados para Downhill possuem maiores medidas e rigidez, bem como resist\u00eancia.<\/p>\n

Geralmente este tipo de pneu \u00e9 de aro 26 e possui di\u00e2metro interno do pneu tem aproximadamente 66 cm.
\nOs pneus de para downhill tem largura que varia entre 2.1 e 2.7 polegadas.<\/p>\n

Mas cuidado na escolha, pois alguns quadros n\u00e3o suportam medidas superiores e o pneu pode raspar no quadro.
\nPor isso, deve-se ter conhecimento da medida compat\u00edvel e suportada para sua bicicleta e garfo de suspens\u00e3o.<\/p>\n

\"Pneu
Pneu CST DH 26X2.40 Cheyenne Kevlar C1561 750G – Dispon\u00edvel na Loja Virtual N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n

Dire\u00e7\u00e3o de Rota\u00e7\u00e3o<\/span><\/h3>\n

Existem pneus que podem ser utilizados tanto na frente quanto na traseira da bike, mas tamb\u00e9m existem modelos que s\u00e3o projetados para cada roda.<\/p>\n

O pneu dianteiro demanda tra\u00e7\u00e3o em curvas e freadas, enquanto o traseiro necessitam de tra\u00e7\u00e3o nas arrancadas e n\u00e3o exige tanta ader\u00eancia nas curvas.<\/p>\n

Outro ponto que deve ser observado \u00e9 o sentido em que o \u00a0pneu vai girar, normalmente existe uma seta na lateral dele apontando o sentido de rota\u00e7\u00e3o ao lado da palavra “rotation”.<\/p>\n

\"Dire\u00e7\u00e3o
Dire\u00e7\u00e3o de rota\u00e7\u00e3o do pneu da bicicleta<\/figcaption><\/figure>\n

Quando o pneu pode ser utilizado nas duas rodas, existem duas setas, uma acompanha a palavra “front” indicando o sentido de rota\u00e7\u00e3o para instala\u00e7\u00e3o na roda dianteira.
\nA outra seta com a palavra “rear” e indicando sentido de rota\u00e7\u00e3o para instala\u00e7\u00e3o na roda traseira.<\/p>\n

Calibra\u00e7\u00e3o dos pneus de uma bicicleta<\/span><\/h3>\n

A calibragem do pneu de bicicleta com a press\u00e3o ideal depende de diversos fatores, bem como do modelo de pneu utilizado.<\/p>\n

A unidade de medida mais utilizada para calibragem de press\u00e3o dos pneus \u00e9 o P.S.I. (Pound per Square Inch, ou \u00a0libra por polegada quadrada).
\nAl\u00e9m do PSI outra unidade de medida de press\u00e3o que pode vir escrita nos pneus \u00e9 a BAR, medida usada para press\u00e3o atmosf\u00e9rica.
\nUm BAR \u00e9 igual a 14,5 P.S.I., por este motivo deve-se ter cuidado ao encher pneus em postos de gasolina, muitos utilizam esta medida e se o ciclista n\u00e3o prestar a aten\u00e7\u00e3o a este detalhe, a c\u00e2mara ou pneu pode estourar.
\nEm geral pneus de bicicleta para MTB (Mountain Bikes) utilizam press\u00e3o de 35 a 65 P.S.I.<\/p>\n

J\u00e1 as bicicletas de speed ou estrada, que tem pneus mais finos, podem utilizar de 80 a 120 P.S.I.<\/p>\n

Na lateral do pneu tamb\u00e9m existem informa\u00e7\u00f5es sobre a press\u00e3o minima e m\u00e1xima que o pneu deve trabalhar.<\/p>\n

\"Na
Na lateral do pneu tamb\u00e9m existem informa\u00e7\u00f5es sobre a press\u00e3o minima e m\u00e1xima permitida para o pneu<\/figcaption><\/figure>\n

A regulagem da press\u00e3o ideal vai depender de diversos fatores como: Utiliza\u00e7\u00e3o da bike, piso ou terreno, peso do ciclista, tipo de pneu e das condi\u00e7\u00f5es atmosf\u00e9ricas.
\nComparando MTB x Speed, vemos que press\u00e3o n\u00e3o \u00e9 quantidade de ar, pois quanto mais fino \u00e9 o pneu, maior \u00e9 a press\u00e3o dele.<\/p>\n

Em linhas gerais, quanto menos press\u00e3o nos pneus maior ader\u00eancia e maior atrito e por outro lado quando maior a press\u00e3o dos pneus menor ader\u00eancia e maior velocidade.<\/p>\n

Outra dica \u00e9: ciclistas mais leves,pneus com press\u00e3o menor, enquanto ciclistas mais pesados, pneus com press\u00e3o maior.
\nA calibra\u00e7\u00e3o perfeita dos pneus vai depender dos fatores ditos anteriormente e de testes que o ciclista deve fazer para encontrar a calibragem ideal.<\/p>\n

Para isso \u00e9 essencial \u00e9 ter em casa uma boa bomba de ch\u00e3o,p\u00e9 ou oficina com man\u00f4metro<\/a> para calibrar os pneus antes do pedal, pois com uma bomba de oficina\/ch\u00e3o, o ciclista pode calibrar os pneus com menos esfor\u00e7o e mais r\u00e1pido, al\u00e9m de que o man\u00f4metro permite saber qual a medida de press\u00e3o o pneu esta recebendo.<\/p>\n

\"Bomba<\/a>
Bomba de Oficina \/ Ch\u00e3o High One com Man\u00f4metro e V\u00e1lvula Revers\u00edvel em a\u00e7o na cor azul – Dispon\u00edvel na Loja Virtual do N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n

Tipos de V\u00e1lvulas<\/span><\/h3>\n

Os tipos de v\u00e1lvulas mais comuns s\u00e3o do tipo Schrader (bico grosso) e do tipo Presta (bico fino).<\/p>\n

\"Os
Os tipos de v\u00e1lvulas mais comuns s\u00e3o do tipo Schrader (bico grosso) e do tipo Presta (bico fino).<\/figcaption><\/figure>\n

As v\u00e1lvulas de bico grosso (Schrader), tamb\u00e9m conhecida como americana, foi inventada por um alem\u00e3o, August Schrader, radicado nos Estados Unidos.
\nEste tipo de v\u00e1lvula \u00e9 igual encontradas em pneu de carros e motos e por isso podem ser facilmente \u00a0enchidas e calibradas \u00a0em qualquer bomba de posto de gasolina.<\/p>\n

J\u00e1 as v\u00e1lvulas do tipo Presta s\u00e3o comuns em rodas de bicicletas Speed (Estrada) e em Mountain Bikes mais sofisticadas.<\/p>\n

A v\u00e1lvula do tipo Presta retem a press\u00e3o por um tempo maior, mas requer bomba espec\u00edfica por causa do tipo de bico.<\/p>\n

Para resolver este tipo de problema, existe um adaptador de v\u00e1lvula que \u00e9 rosqueado na v\u00e1lvula presta e permite por exemplo, encher o pneu em qualquer posto de gasolina<\/p>\n

\"Adaptador<\/a>
Adaptador de V\u00e1lvula Presta para Americana (Schrader) – Dispon\u00edvel na Loja Virtual do N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n

Estruturas dos Pneus<\/span><\/h3>\n

Boa parte dos pneus de bicicleta com c\u00e2mara do mercado s\u00e3o feitos de estrutura de arame ou de kevlar.<\/p>\n

Pneu com estrutura de arame<\/span><\/h4>\n

Os pneus de arame tem estrutura e arma\u00e7\u00e3o de arame, isso dificulta a dobragem deste pneus.<\/p>\n

Al\u00e9m de serem mais pesados, s\u00e3o mais dif\u00edceis de colocar e retirar da roda, tendo caracter\u00edsticas contr\u00e1rias aos pneus de banda kevlar.
\nPor outro lado, os pneus com estrutura de arame tem custo mais baixo.<\/p>\n

Pneu com estrutura de Kevlar <\/span><\/h4>\n

Os pneus com banda de kevlar apresentam grande efici\u00eancia e benef\u00edcio, uma vez que oferece diversas vantagens, al\u00e9m de serem muito leves, s\u00e3o mais pr\u00e1ticos \u00a0quanto a montagem e desmontagem dos aros, sem que haja a necessidade de usar esp\u00e1tulas, o que facilita a troca.
\nOs pneus de kevlar s\u00e3o facilmente dobr\u00e1veis, tornando o pneu mais male\u00e1vel, garantindo mais agilidade e prontid\u00e3o para o transporte e armazenamento do pneu. Uma \u00fanica desvantagem dos pneus de banda kevlar \u00e9 seu custo maior em rela\u00e7\u00e3o \u00e1 outros tipos de pneus.<\/p>\n

Pneu Tubeless<\/span><\/h3>\n

O Tubeless \u00e9 uma tecnologia que permite usar os pneus sem a necessidade de uma c\u00e2mara de ar.
\nOutro ponto a ser levado em considera\u00e7\u00e3o \u00e9 que pneus do tipo Tubeless tem um custo mais alto em rela\u00e7\u00e3o aos pneus com c\u00e2maras, al\u00e9m de exigirem manuten\u00e7\u00e3o frequente.<\/p>\n

TPI – Threads per Inch – Fibra do pneu <\/span><\/h3>\n

O revestimento de um pneu, \u00e9 feito de uma especie de fibra que s\u00e3o camadas de fios sobrepostos entre si, lado a lado em camadas perpendiculares umas \u00e0s outras (estas camadas s\u00e3o medidas como thread per inch (TPI), ou, fios por polegada).<\/p>\n

\"TPI<\/a>
TPI – Threads per Inch – Fibra do pneu<\/figcaption><\/figure>\n

Essa especie de tecido que se localiza na carca\u00e7a do pneu, pode possuir TPI baixo ou alto.<\/p>\n

A informa\u00e7\u00e3o da quantidade de TPI de um pneu normalmente \u00e9 gravada em sua lateral.
\nPneus com TPI alto s\u00e3o produtos que possuem mais fios por polegada, e portanto menos borracha em sua composi\u00e7\u00e3o, com proporcionam maior maciez, conforto e leveza, s\u00e3o mais resistentes a furos e suportam maior press\u00e3o, por\u00e9m por outro lado s\u00e3o mais finos.<\/p>\n

J\u00e1 pneus com TPI baixo s\u00e3o produtos mais compactos e robustos, pesados e duros comparados \u00e1 um pneu de TPI alto.<\/p>\n

Quanto menor o TPI de um pneu, mais espa\u00e7o existe entre as camadas, logo mais borracha \u00e9 adicionada ao pneu para preencher os espa\u00e7os existentes, resultando num pneu mais pesado (e em alguns casos, menos resistente).<\/p>\n

Tecnologias Anti-Furos<\/span><\/h3>\n

O pneu \u00e9 o item da bicicleta mais vulner\u00e1vel e suscet\u00edvel \u00e1 danos, como por exemplo, os furos. <\/span>
\n<\/span>A borracha que garante conforto e bom desempenho ao ciclista, n\u00e3o possui boa resist\u00eancia \u00e1 perfura\u00e7\u00f5es e cortes. <\/span>
\n<\/span>\u00c9 por esta raz\u00e3o, que existem hoje as tecnologias anti-furos, como fitas e selantes.<\/span><\/p>\n

Fitas Anti-Furos<\/span><\/h4>\n

As <\/span>fitas anti-furos<\/span><\/a> s\u00e3o colocadas entre a c\u00e2mara de ar e o pneu com objetivo de reduzir a probabilidade de ocorrer poss\u00edveis perfura\u00e7\u00f5es na c\u00e2mara de ar, elas funcionam como obst\u00e1culo contra objetos perfurantes. <\/span>
\n<\/span>O custo n\u00e3o \u00e9 alto, \u00e9 um recurso muito recomendado, pois \u00e9 um excelente investimento para que n\u00e3o seja necess\u00e1rio ficar trocando ou remendando uma c\u00e2mara perfurada.<\/span><\/p>\n

\"Fita<\/a>
Fita anti furo 35 mm \u2013 MTB para Aro 29\u2033 \u2013 Tectire – Dispon\u00edvel na Loja Virtual do N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n

Vale lembrar que as fitas anti furo reduzem a possibilidade da c\u00e2mara furar,mas \u00e9 boa pratica levar <\/span>remendos autoadesivos<\/span><\/a>, <\/span>espatulas<\/span><\/a> e <\/span>bomba de ar port\u00e1til<\/span><\/a> para resolver problemas com furos em sua trilha ou passeio. <\/span><\/p>\n

Selantes de pneus<\/span><\/h4>\n

Os selantes de pneus \u00e9 uma especie de l\u00edquido que, como o nome diz, tem a fun\u00e7\u00e3o de selar o pneu por dentro contra pequenos vazamentos.<\/p>\n

\"Selante<\/a>
Selante Vittoria Pit Stop TNT 200ml – Dispon\u00edvel na Loja Virtual do N\u00facleo Bike<\/a><\/figcaption><\/figure>\n

O objetivo do selante \u00e9 bem simples: Ele \u00e9 l\u00edquido espesso, denso, grudento, composto de fibras e adesivos, que se espalha com a rota\u00e7\u00e3o da roda, formando uma fina camada no interior do pneu.
\nQuando algo perfura o pneu, a rea\u00e7\u00e3o inicial \u00e9 o vazamento do ar sob press\u00e3o.
\nMas com o l\u00edquido selante entre o ar e o pneu, o ar acaba empurrando o selante para o furo. O selante como \u00e9 denso e grudento, ele acaba fechando o furo e impedindo o vazamento de ar.<\/p>\n

Quando trocar os Pneus da bicicleta ?<\/span><\/h3>\n

Como falamos, o pneu da bicicleta esta sujeito a diversos tipos de danos, n\u00e3o \u00a0somente perfura\u00e7\u00f5es e cortes, mas tamb\u00e9m ao desgaste do pneu.<\/p>\n

O ciclista deve ter aten\u00e7\u00e3o redobrada quanto aos pneus, pois s\u00e3o eles que contribuem para garantir a seguran\u00e7a durante a pr\u00e1tica do esporte.<\/p>\n

Quando o ciclista tem uso frequente da bike, \u00e9 bom sempre checar o desgaste do pneu de sua bicicleta, para evitar problemas ou situa\u00e7\u00e3o de risco durante um passeio ou trilha.
\nPara nos certificarmos sobre o estado do pneu, basta fazer uma analise dos gomos do pneu, verificado a altura desses gomos.<\/p>\n

Se os gomos ainda estiverem altos, o pneu se encontra em boas condi\u00e7\u00f5es, caso contr\u00e1rio, se estiverem baixos, quase no mesmo n\u00edvel do pneu, demonstra que o pneu est\u00e1 gasto.
\nNeste caso, \u00e9 importante precau\u00e7\u00e3o e cautela, visto que o pneu quando muito gasto pode ocasionar desequil\u00edbrios, derrapagens, etc.
\nA melhor solu\u00e7\u00e3o \u00e9 a substitui\u00e7\u00e3o do pneu gasto por um novo.<\/p>\n

A prazo apropriado para que seja feita a manuten\u00e7\u00e3o dos pneus \u00e9 de uma vez por m\u00eas para quem tem uso constante da bike.<\/p>\n

Quando utilizada eventualmente, \u00e9 recomend\u00e1vel que se troque uma vez a cada 3 meses.<\/p>\n

Vale lembrar que o pneu traseiro tem maior desgaste comparado ao dianteiro, isso \u00e9 porque este pneu suporta maior parte do peso do ciclista, e tamb\u00e9m por ter mais uso do freio traseiro.
\nSendo assim, \u00e9 indispens\u00e1vel que o ciclista sempre se certifique sobre o estado dos pneus, para que fa\u00e7a a troca e reparo, evitando poss\u00edveis riscos que um pneu gasto pode trazer.<\/p>\n

Obrigado por sua leitura<\/span><\/h3>\n

Esperamos que esta reportagem tenha lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre pneus para bicicletas.<\/p>\n

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Pneus de\u00a0bicicleta : Dicas, truques e informa\u00e7\u00f5es Os Pneus de bicicleta s\u00e3o fundamentais para o rendimento de qualquer ciclista, eles s\u00e3o o ponto de contato de qualquer bicicleta com o solo e um importante item de seguran\u00e7a e desempenho. Para que o bom desempenho ocorra\u00a0\u00e9 fundamental ter conhecimento dos tipos de pneus existentes para que […]<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":880,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[6],"tags":[],"yoast_head":"\r\nPneus de bicicleta : Dicas, truques e informa\u00e7\u00f5es<\/title>\r\n<meta name=\"description\" content=\"Pneus de bicicleta s\u00e3o fundamentais no rendimento e seguran\u00e7a do ciclista, confira nesta reportagem, Dicas, truques e informa\u00e7\u00f5es sobre pneus de bike\" \/>\r\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\r\n<link rel=\"canonical\" href=\"http:\/\/localhost\/cmsnucleobikecombr\/dicas\/dicas-sobre-pneus-de-bicicleta\/\" \/>\r\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\r\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\r\n<meta property=\"og:title\" 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